Porque Entrevistar?

DA FINALIDADE DAS ENTREVISTAS

Como dizem por aí, “só se ama o que se conhece”. Pois bem... Pensando na carência de se firmar a identidade para a PJ atual, e lembrando que ela é formada por jovens, talvez seja hora de pesquisar qual o perfil da juventude de hoje. Melhor seria dizer: das juventudes. Afinal, nesse Brasilzão de meu Deus, tem jovem de tudo quanto é tamanho, cor, sotaque, cheiro, classe social, gênero, etc. e tal. Enfim, qual o melhor modo de conhecer as/os jovens, senão perguntando a elas/es quem são, de onde vêm, aonde querem chegar, como pretendem fazer isso etc, etc, etc.?

Pensando nisso, resolvemos entrevistar as/os participantes do Chat da PJ Nacional. Nada impede que a proposta se expanda e atinja outras/os jovens. Entretanto, escolhemos este público porque a ideia surgiu num bate-papo ocorrido naquele canal de comunicação. Além disso, temos observado uma enorme diversificação de realidades juvenis que desfilam diariamente pelo chat, não somente as lideranças, mas pessoas de todos os níveis e idades que compreendem o universo juvenil.

O objetivo não é alimentar a curiosidade a respeito da vida alheia. Não queremos trazer a ideologia de um “BBB” para dentro da PJ. O que queremos é mais do que conhecer a história e a caminhada das/os jovens que compõem a nossa juventude. Queremos traçar o perfil das pejoteiras e pejoteiros atuais. Isso ajudará a entender quais as dificuldades, desafios, esperanças, sonhos e realizações dessa nova geração.

Levantando os cenários presentes em cada canto do Brasil, esperamos contribuir com pesquisadoras/es do assunto, interessadas/os em juventude e a própria PJ, pois ela poderá se definir melhor a partir do reconhecimento de seus membros. Por isso, de antemão agradecemos a todas/os que colaborarem neste processo. E fiquem atentas/os!!! A próxima entrevistada, o próximo entrevistado do dia poderá ser um/a de vocês!


José Luiz Possato Jr.
São Leopoldo-RS