segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Edney Santos Mendonça

ENTREVISTA DIA 25/12/2010

Cidade: Manaus - AM
Idade: 31 ANOS
Endereço: Rua João Alfredo nº 223 casa B – Bairro São Geraldo – CEP 69053-270 Manaus/AM
Telefone: Tim (92) 8178-8220 vivo (92) 9227-2692
E-mail: Edney.manauara@gmail.com e edneypj@yahoo.com.br
MSN: Edney.sorriso@hotmail.com 
Orkut: edney.manauara@gmail.com
Facebook: edney.manauara@gmail.com
Twitter: @EdneyPJ
Estudante: Sim do curso de Graduação em Engenharia Industrial Elétrica – desperiodizado na UEA – Universidade do Estado do Amazonas

Quem é o Edney?
É um homem que vive a vida tentando sempre ser justo; homem a busca de maturidade; homem em busca da felicidade!

Quais suas principais características?
Estou com 78kG 1,75m, então estou gordinho, cabelo na maquina 2, quase careca hehehehe. Eu normalmente não entro em brigas... Diria que dou um boi pra não brigar, mas dou uma boiada pra não sair da briga. Eu normalmente me indigno demais com injustiça, anteontem (23/12) um carro entrou na calçada e quase atropela um senhor. Eu parei do lado do carro disse poucas e boas pro cara que tava com 4 crianças dentro da camionete e ainda 2 chutes na porta que doeu meu pé, então,  eu diria que sou um cara de pavio curto com a injustiça. Aí quem vê um cara brincalhão alegre E me vê brabo, diz: Esse é o Edney mesmo???

Quais as origens da sua família?
Bem pela raiz maternal tenho uma bisavó, viva ainda, aos 89 anos e que é neta de índios Saterá-Maué e um avô que é neto de Angolano. Por parte de pai minha avó era filha de índios Mundurucus da terra do gás e petróleo em COARI e meu avô é neto de cearense. Meu sobrenome Mendonça é de origem Espanhola e o Santos é portuguesa pelo que soube. Sou filho de um homem branco com uma mulher negra.

Sua preferência musical é por qual gênero?
Amo MPB, MPA (Musica Popular Amazonense) e SAMBA DE RAIZ. Lógico que adoro as TOADAS do GARANTIDO.

E quem é Jesus pro Edney?
Jesus Cristo pra mim é essa pessoa-Deus Maravilhosa que faz agente ter a experiência do Deus Vivo no meio do povo e pelo povo com a opção preferencial pelos mais lascados e assim faz agente refletir a Construção da Civilização do AMOR.

Quais as principais atividades do grupo onde você participou? Nos conte um momento marcante do grupo!
O momento marcante do Grupo pra mim foi a apresentação da Peça Teatral SOS Mundo uma tragicomédia que agente apresentou na festa do padroeiro em 2001 que fazia uma reflexão sobre várias coisas que estavam e estão acabando com a vida humana e com o Planeta Terra, nossa Grande Maloca. Fazíamos muito teatro tínhamos um grupo de música, que todo último sábado do mês, organizava a missa da juventude na paróquia e tínhamos muitos momentos de formação. Esse era o Grupo que coordenei de 2000 a 2003, Grupo de Jovens Entusiasmum.

Onde, com quem, como você conheceu a Pastoral da Juventude?
Eu conheci a PJ em 2001 através de um panfleto do Antigo AIKÁ – Instituto de Formação que tinha no Regional Norte 1, falando sobre o Processo de Educação na Fé de um curso chamado CUFCA. Levei pra Paróquia pra falar pro Padre que queria fazer e ele me disse pra ficar longe da PJ porque eram politiqueiros e deixavam os jovens contra os padres. Mas como o grupo não tinha identidade eu busquei conteúdo nos livros e subsídios da PJ apesar de nunca estar articulado organicamente nela e esse padre falava na Arquidiocese que não tinha grupos de jovens, isolava agente. Mas essencialmente a PJ me fascinou e encantou. Por isso mesmo não estando articulado vivemos o máximo possível de PJ dentro do espírito do protagonismo Juvenil.

E hoje?
Atualmente sou membro da Coordenação Nacional da PJ assumindo o serviço missionário de representar a PJ no CONJUVE que é o Conselho Nacional de Juventude da Presidência da República.

Fale sobre sua atuação no CONJUVE:
Essa foi uma missão que assumi na Ampliada de Palmas em Janeiro de 2008. O CONJUVE é um local de vivência da militância muito rico. Lá podemos colocar nossa espiritualidade a vista das diversas experiências de movimentos e organizações Juvenis. Nossa reflexão sobre política pública de juventude e também sobre participação e protagonismo da juventude. Lá no CONJUVE aprendi a conviver com o diferente ainda mais... Aprendi a respeitar o diferente e também a ter mais malícia no campo de forças políticas.

Relacione o serviço no CONJUVE com os grupos de Base.
A relação do CONJUVE com os Grupos de base se trata no campo de articulação da base principalmente na participação da Construção maior das Conferencias de políticas publicas de juventude... Sem a base teríamos um pensamento elitista sobre as PPJs. Vejo que o CONJUVE é um espaço que pode ajudar muitos jovens nos grupos a entenderem a Natureza das Políticas e Programas de Juventude no Brasil e o representante da PJ neste espaço pode e deve ajudar a fazer a reflexão na base juntamente com a CNPJ e o projeto A Juventude quer Viver.

Qual a trajetória do Edney na Comunidade?
Eu coloco como marco minha entrada na Crisma em 1997 de lá nasceu o desejo de estar em grupos de jovens que posteriormente me ajudou a conhecer a Pastoral da Juventude.

Fale de seu primeiro grupo de Jovens?
Meu primeiro Grupo de jovens chamava-se Anunciai. Era um grupo que não tinha identidade, mas se familiarizava mais com o estilo dos movimentos. Tinha 55 jovens e fazia muito trabalho com artes na Paróquia São Geraldo do qual faço parte. Lá aprendi a contracenar no Teatro, depois aprendi canto e tocar instrumentos: Violão, Contra-Baixo e Flauta Doce

Qual a contribuição e o significado da PJ nas militâncias do Edney?
A PJ na militância pra mim é a base de tudo. É só pro amor a Jesus Cristo e a seu projeto que me lanço na militância e assumo a postura de profeta no meio político como discípulo missionário do Deus Libertador - Jesus Cristo

Com quais atividades você ocupa seu tempo?Algum Dom artístico?
Principalmente com internet, mas adoro cinema com amigos. Toco Violão, Flauta Doce e Contrabaixo. Antes de entrar na missão das instancias da PJ estava aprendendo saxofone, onde em 2011 quero retornar pra aprender que é sonho de adolescente, adoro instrumento de sopro!

De que forma você relaciona sua opção "profissional" com sua caminhada Pastoral?Em sua opinião, há algum ponto em comum entre elas?
Bem ainda hoje estou desempregado, fiquei desempregado dia 21 de Dezembro. Mas no meu emprego anterior eu era terceirizado pra Empresa Pública Federal Distribuidora de Energia Elétrica – Eletrobrás Amazonas Energia.  Lá eu era técnico de informação e chefe de 3 equipes de campo na Área de Qualidade do Produto de Energia Elétrica, onde víamos os níveis de tensão apropriados para os clientes.

Minha caminhada pastoral me fez ter uma postura diferente da maioria que trabalha naquela área que não estão nem ai pros consumidores. Eu tentava atender os clientes de forma humana explicar a resolução normativa a Agencia Nacional de Energia Elétrica dizia dos seus direitos e ajudar na medida do possível com a agilização do processo. Isso me fez conhecido na empresa e assim comecei a incomodar sendo contradição naquele setor (parecido como nosso Mestre né? Longe de mim essa pretensão), mas todo cristão deve ser sinal de contradição em todos os círculos sociais que participa para manter nossa identidade Cristão e Humana de Discípulos Missionários de Jesus Libertador.

Sabemos que a pastoral já teve importante papel na história, politicamente. E hoje, de que forma você acredita que a PJ vem contribuindo com a sociedade?
Só quero fazer um comentário antes... Com a formação que fazia no tempo de coordenador de grupo, pensava que o melhor era se aprofundar na bíblia e em teologia. Eu sempre gostei da dimensão mística teológica-teologal, esse é meu forte. Assumir essa historia da dimensão sócio-política foi de fato uma missão que a PJ de Manaus colocou pra mim enquanto eu estava na coordenação, por conta do processo de construção do Plano Nacional da Juventude que não saiu da Câmara dos deputados. Todo mundo me chama pra formação sócio-política e sabe que outro dia pedi pra assessorar e conduzir um retiro pra matar a saudade. E o pessoal do setor 121 ficou surpresos com o conteúdo bíblico de LOB2 e LPB3 que tenho... Hehehehe... isso fui construindo com a caminhada, mas vamos a resposta...

A PJ tem como princípio a participação e o protagonismo juvenis. Nesse campo a PJ é uma escola de formação dentro do campo sócio-politico-transformador. A PJ hoje por ser uma das 5 maiores organizações juvenis do País tem papel importantíssimo pra intervir com qualidade na construção das políticas de juventude. Ao contrário do que vemos em algumas organizações, fazemos um processo mais limpo de construção a partir das bases, não tendo o centralismo como o máximo de nossa ação.

Funcionamos quase como uma Rede que respeita as experiências e acúmulos locais e regionais, assim em cada canto do país a PJ pode colaborar de várias formas seja na mobilização para a participação das Juventudes seja pela intervenção política de conteúdo nas discussões.

O exemplo clássico foi a nossa atuação no processo da I Conferencia Nacional de Políticas Públicas de Juventude, onde fomos um dos maiores grupos de delegados e de delegadas. Só precisamos nos articular melhor pra que nossa intervenção tenha mais eficácia.

(1 - Em alguns locais chama Vicariatos, outros Foranias, outros Setor Pastoral e em outros Região Episcopal / 2 - Leitura Orante da Bíblia / 3 - Leitura Popular da Bíblia)

Historicamente a Pastoral da Juventude tem sua base fincada na Política de "esquerda”, socialista. De que forma você vê essa posição histórica da PJ?
Veja bem. Jesus Cristo fez uma opção preferencial: Pobres e oprimidos. O Atual Sistema Capitalista fixado no Neo-Liberalismo não comporta Jesus Cristo e seu maior projeto a Civilização.
Na verdade o Capitalismo gera mais exclusão do que quaisquer outros sistemas, em meu ver. O Socialismo se aproxima mais do Cristianismo no campo político devido o fato de tentar em sim fazer uma sociedade com mais equidade, mais igualitária no campo econômico e laboral.
Infelizmente as experiências adotadas não comportaram o Socialismo como deveriam e aí beiraram ou adentraram ao Totalitarismo e é isso que gera a aversão a esse sistema, em meu ver.

De que forma você se posiciona politicamente?
Por convicção me coloco dentro do Campo Democrático progressista ligado a Esquerda. Onde colocamos a organização popular como peça chave na construção política do país. Sou por convicção propagador do Cristianismo e da CIVILIZAÇÃO DO AMOR

Qual o significado da Comunidade pro Edney?
A Comunidade pra mim é um local por excelência da vivência da Fé Cristã. Na comunidade aprendemos os valores cristãos participando dos grupos. Na comunidade aprofundamos nossa Educação da Fé e sem a Comunidade não conseguiríamos seguir Jesus Cristo Libertador!

Alem da Pastoral da juventude, dentro da Igreja católica você tem algum outro tipo engajamento?
Estou membro da Coordenação da minha comunidade de Base Cristo Rei (tesoureiro) além de tocar nas missas as 17h todos domingos que estou em Manaus. Estou catequista de Crisma. Estou Assessor Paroquial da PJ e membro do CPP da Paróquia São Geraldo. Articulador do Plano de Evangelização da Arquidiocese de Manaus em Minha Paróquia e Membro da Coordenação do Setor Pastoral 2 em que minha paróquia está contida como Tesoureiro. UFA!!!

O que gostaria que todos soubessem sobre sua Historia?
Eu tenho duas coisas que antes não revelava, mas não vejo problema: Sou um cidadão de Classe Média e assumi sim a luta do pobre e do sofredor. A outra coisa é a história do meu nome de como foi escolhido. Foi um sorteio entre vários nomes, pois sou o primeiro neto da família de minha mãe e todos queriam colocar nome em mim. E no Sorteio saiu EDNEY que significa “Aquele que detêm os segredos da Juventude”. Pode?

De que forma gostaria de ser lembrada/o pela posteridade?
Eu costumo Brincar com o pessoal que milita na Arquidiocese de Manaus e que tá ai engajado na Pastoral da Juventude parafraseando o Filme 300. “Quando perguntarem em que época você viveu, diga: VIVI NA ÉPOCA de Edney Manauara missionário da Pastoral da Juventude”

Mande um recado aos grupos de base:
Como o mesmo nome diz. Vocês são a base da PJ e a CNPJ só existem em função de servir a Base, as demais instâncias da PJ tem de servir a base, porque se não servirem a base, não serve para a Evangelização da Juventude. Nessa Proposta Linda chamada PASTORAL DA JUVENTUDE, Fiquem Entusiasmados (nome do meu segundo grupos de  jovens que significa PRESENÇA de DEUS), pois é maravilhoso seguir Jesus Nosso Deus Libertador!

Qual sua mensagem pra galera do Chat?

Permeado pelo Espírito do Natal, quero desejar a todos e todas, um excelente Natal, sendo Estrela, sendo Belém, sendo Gruta para acolhermos com AMOR as Juventudes em nosso Brasilzão!
Que o Ano de 2011, seja um ano repleto de AMOR. O Chat Nacional da PJ é um espaço privilegiado de integração e de debate em tempo real. Que esse Espírito de aproximar os distantes seja sempre forte no Chat para quem com AMOR, CARINHO e RESPEITO possamos estar a serviço das JUVENTUDES. Que o Deus-Libertador, Príncipe da Paz esteja conosco em 2011 e sempre em nossa Caminhada!





@joseanair
@glauciaadriana
@franvaladao 

Um comentário:

  1. Dono de uma energia tão positiva de um coração tão bondoso... determinado,ousado esse meu CN do Povo...o Coordenador Nacional das Bases, não vi quem mais olhou com tanto carinho pra nós,não vi em nenhuma fala vontade maior q a dele de trabalha pela juventude...UM GRANDE HOMEM!

    ResponderExcluir