terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Gabrielle dos Santos Fanticheli

ENTREVISTA DIA 08/02/2011

Cidade: São Mateus
Estado: Espírito Santo
Idade: 18 anos  
Telefone: (27)98061161
E-mail: gabyfanticheli@gmail.com
MSN: gabih_fanticheli@hotmail.com
Orkut: gabyfanticheli@gmail.com
Twitter: @gabyfanticheli
Skype: gaby_sf
Estado Civil: Solteira
            
Estudante ? Qual o Curso?          
Sim, Eletrotécnica

De que forma você relaciona sua opção "profissional" com sua caminhada Pastoral?Em sua opinião, há algum ponto em comum entre elas?
Hum... na verdade de principio a minha opção profissional nada tem de relacionada com a caminhada da pastoral, contudo, entendo que um dos objetivos da PJ é estar a serviço por isso sempre que precisam de mim estou a disposição para ajudar se estiver ao meu alcance.. Então, olhando por esse lado, acho sim que o que faço tem algo relacionado com o serviço da pastoral.

Quais suas principais características?
Hum... Sou normal... rsrsrs... Não muito alta... Tá bem... Sou baixinha, magricela, muito tímida, calminha, um doce...

Quais as origens da sua família?
Na verdade desde os meus avós somos de origem do interior do Espírito Santo mais precisamente cidade de São Mateus ... Mas pra esclarecimentos por parte de minha mãe também temos origens indígenas (eu não tenho muitas dessas características, mas a minha mãe... rsrs) e por parte do meu pai temos origem italiana (os meus biso’s vieram pra cá na época da colonização italiana...)

Com quais atividades você ocupa seu tempo?
Bom além de estudar... o que me resta sempre passo pelo chat pra dar um “oi” ao povo, escuto muita musica... mas o que realmente ocupa meu tempo são as brincadeiras com a Leticya Gabryella (minha sobrinha... amooooooo rsrsrs)

Algum dom artístico?
Rsrsrsrsrsrsrsrs... Hum... Só uma dica... Vamos reformular a pergunta... “VC DESEJARIA TER UM DESSES DONS ARTISTICOS ????  Rsrsrs “ . Acho que para essa, teria resposta. Mas pra não ficar tão ruim assim... eu gosto mais de interpretar.

Sua preferência Musical é por qual gênero?
MPB (calma... escuto outros ritmos sim... mas a preferência é pela tal da MPB mesmo... rsrsrs)

O que gostaria que todos soubessem sobre sua Historia?
Rsrsrsrs

Onde, com quem, como você conheceu a Pastoral da Juventude?
FAMILIA !!!!!  Amo essa palavra, acho muito importante, a nossa base... eu conheci a PJ na minha... Pelos meus irmãos... Por favor, um pedido... Dêem valor a sua.

E hoje? Participa de algum grupo de base? Qual?
Sim... O meu... Rsrsrs.  Bom, nós nos denominamos, jovens navegadores (na verdade o nome foi por causa da padroeira da comunidade, Nossa Senhora dos Navegantes)... O nosso navegar, é como se fosse sinônimo de estar em marcha a favor do nosso projeto ao projeto da PJ, de lutar a favor da vida, da nossa, da sua vida.

Quais as principais atividades do grupo onde você participa/participou?
Bom... Encontros bem animados... Visitas a outros grupos de jovens (não com muita freqüência...) alem dos nossos encontros de formação.

Nos conte um momento marcante do grupo!
A minha caminhada na pastoral da juventude é recente, então esse momento marcante dentro da pastoral na minha vida, também é recente... Aconteceu agora no último DNJ, na celebração dos 25 anos dessa data linda. Sou uma Guria que gosta de estar “dentro”... De colocar a mão na massa, e nesse DNJ (neste ano)  fui convidada a isso. Vi os momentos de luta e como é difícil trabalhar por uma pastoral, contudo, vi como  essas dificuldades não chegam aos pés da nossa capacidade de superá-las, da alegria de estar a serviço de Deus lutando pela sua vida, mesmo não recebendo nada por isso, aliás minto recebemos sim, muito: o sorriso no rosto de cada jovem,  um obrigado... Isso sim vale à pena... Bom, isso foi o primeiro... Outros virão...

Sabemos que a pastoral já teve importante papel na história, politicamente. E hoje, de que forma você acredita que a PJ vem contribuindo com a sociedade?
A pastoral da juventude teve e tem papel muito importante na historia, isso percebemos nas nossas atividades permanentes: semana da cidadania, semana do estudante, dentre outras... Os temas que abordamos nos fazem pensar e meditar sobre assuntos pertinentes na vida do jovem de forma critica e dinâmica. A PJ nos mostra outro ar de política... nos leva a entender que por mais que não gostando precisamos da política para lutar pelo nosso objetivo de lutar pela vida do jovem.

De que forma você se posiciona politicamente?
Na verdade não gosto muito do assunto... mas me esforço pois sei que é importante

Alem da Pastoral da juventude, dentro da Igreja católica você tem algum outro tipo engajamento?
Bom... meus pais são da Pastoral Familiar, e me vejo nesta desde o dia em que nasci (literalmente...rsrsrs ) alem dos serviços dentro da CEB’s : catequese, liturgia.


E fora? Está envolvido em algum outro movimento?
Não... ainda não


De que forma gostaria de ser lembrada/o pela posteridade?
Lembrado como uma pessoa que lutou com e pela PJ... Que chorou, mas que com autêntica alegria PJoteira conseguiu vencer

Que mensagem gostaria de deixar para as pejoteiras e pejoteiros que estão lendo tua entrevista agora?
Amigos nesse novo ano que se inicia desejo a cada um de nós muito força e perseverança na caminhada e digo que por mais que te diminuam, por mais que digam que você não é capaz, por mais que a cruz pese... Acredite... Você é capaz!  Deus te conhece e sabes o tamanho do teu coração, da tua vontade de lutar e de mudar... Então perseverança!!!! “Não desista do amor, não desista de amar”

O que mais gosta de fazer?
Estar em família... Seja ela qual for: a de laços sanguíneos ou a PJoteira (isso inclui os momentos no chat... rsrsrs)

Um sonho e um medo?
Sonho... que todos tenham direitos iguais, sonho com PAZ. Medo... das perdas, principalmente da pessoas que amo.

Uma paixão?
Vocês!!!! pjoteir@s que admiro muito. Ah, não posso deixar de fora outra grande paixão... Choc choc choc chocolate (rsrsrs)

Na comunidade alem da PJ participa de mais alguma pastoral? Como é o teu trabalho?S
 Sim, da PF (pastoral familiar). Como assim?  Bom, não sou casada, mas os meus pais trabalham na pastoral familiar e como o nome já diz é pastoral “FAMILIAR’ então ajudo-os em algumas coisas.

O que te fez apaixonar pela PJ?
O próprio nome... uma pastoral jovem... por toda força e vontade de mudar, toda alegria que nos ajuda a superar os obstáculos.

 Qual a diferença da PJ em sua vida?
Antes da PJ eu, mesmo sem saber, vivia como se fosse o “meu mundo e nada mais” não enxergava muita coisa alem do meu pequeno “mundinho”. Mas depois que conheci a PJ, passei a me aprofundar mais na vida dos jovens de minha comunidade e do nosso país, passei a olhar a nossa realidade e vi que não era fácil. A partir daí mudei a minha percepção, passei a olhar com mais carinho para o próximo, dedicar mais a essa missão.

Como você avalia a PJ hoje?
Uma grande pastoral, mas, além disso, lugar de formação lugar de vivencia em família.

Um sonho para a PJ?
Ser mais valorizada... crescer sempre mais e mais










@joseanairpj
@glauciaadriana

Nenhum comentário:

Postar um comentário