segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Johnny Santos

Entrevista dia 15 de dezembro de 2010


Nome: Jonilton Aparecido dos Santos (Aparecido, combina comigo esse né? rs)
Cidade: Atualmente São Paulo, mas a partir de 01/01/11 Salvador/BA
Estado: SP
Idade: 22 (é sérioooo)
Endereço: Atual: Travessa Pera Rosa, 76 - Capão Redondo (SP)
Telefone: (11) 9140-7858 / (11) 9290-0292
E-mail: jo_jcc@yahoo.com.br
MSN: johnny_pjsul1@hotmail.com
Orkut: Com o link acha mais rapido: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?rl=mp&uid=3524295810002193492
Facebook: Me encontra pelo nome completo!!
Blog: O mais recente: www.acompanhenossaviagem.blogspot.com
Twitter: @Johnny_PJ
Outro(s): Tbm to no HiFIve, MSN Paquera, Disponivel.com (kkk)
Estudante? No momento não! Mas ja fiz uma graduação e duas pós!
Qual o Curso? Graduação: Adm de Recursos Humanos (ano que vem Psicologia na federal de Salvador)

De que forma você relaciona sua opção "profissional" com sua caminhada Pastoral?Em sua opinião, há algum ponto em comum entre elas?

Bem, minha situação profissional no momento é: disponível no mercado...rsrs, mas trabalhava na área de educação cultural, o que tem muito a ver com a juventude, aliás e nessa fase que nascem as escolhas e a cultura de cada um é que vai definir isso! Quanto ao meu futuro profissional creio que se enquadra também.

Quais suas principais características?
Loiro, alto, corpo atlético...rsrsrs brincadeira, sou baixinho (1,50), magro, beeeeeem magro...rsrs, cabelo duro, quer dizer, crespo (é mais chique...rs) olhos castanhos,  minha cor é tipo 18h30...rsrsrs Tenho personalidade! Isso quer dizer, opinião própria! Sou geralmente bem tranqüilo, mas quando necessário sei "descer do salto" kkk


18:30? Explica isso!
É quando o dia tá escurecendo... Quase de noite

Quais as origens da sua família?
Bem, por parte de pai eram escravos, oriundos da Bahia! Sempre na roça! Por parte de Mãe tem Italianos e Austríacos (ta ta ta ta ta taravó) que se instalaram em MG, eram bem ricos, mas na disputa por herança não sobrou nada pra geração da minha mãe...rsrsrs!

Com quais atividades você ocupa seu tempo?
Com quais atividades você ocupa seu tempo? Bem, sou coordenador voluntário de uma ONG (mais sobre isso na pergunta relacionada... rsrs). Adoro dançar e cantar, então me ocupo bastante com isso!! Corro no parque todo dia de manhã!! Escuto muita musica! E dou aulas de inglês particulares voluntariamente.

Algum dom artístico?
Opaaa... Sou defensor da arte! Canto e danço. Canto em bares (sempre por diversão, nunca por din din), sou viciado em karaokês! Danço em baladas, de Salsa, de Merengue, de samba-rock e por aí vai!! Teatro amador é sempre bom né? Quem nunca participou de "pecinhas"... rsrsrs

Sua preferência Musical é por qual gênero?
Em baladas tenho preferência por musica dançante! Em casa toco de tudo, tango, Salsa, axé, funk (o original, lá dos guetos americanos), brega, forró, adoro o bom e velho Rock and Roll (ingresso pro Rock in Rio 2011 já comprado... rsrsrsrs).

O que gostaria que todos soubessem sobre sua Historia?
Acho que gostaria de partilhar que minha vida sempre foi regada a muita emoção... rsrs, falo de momentos de muita tristeza, e de muita alegria. Já passei necessidade, do tipo, não ter o que comer em casa, e dei a volta por cima!! Nunca deixei que minha deficiência física influenciasse na minha personalidade ou a usasse como desculpa para nada! Vale dizer também que tudo que conquistei (e ainda vou conquistar) vem de muito suor e muita luta, minha  e de minha família! Sempre que falo da minha história me emociono, desculpem! (lágrimas) Sim, muita luta mesmo! Muito orgulho!Dessa família.

Onde, com quem, como você conheceu a Pastoral da Juventude?
Nossa, com quem em particular não lembro, rsrsrs, mas, me recordo que os primeiros contatos que tive com a PJ foi no grupo de jovens quando eu tinha 11 anos (comecei cedo). Vi aquela mística, a bandeira vermelha e o CHE na sala, já me empolguei! Lembro que foi bem marcante, foi meu primeiro encontro no grupo de jovens!


E hoje? Participa de algum grupo de base? Qual?
Hoje sou assessor na minha paróquia e estava na coordenação diocesana! Não coordeno nenhum grupo de base, mas nessa vida Bahiana que levarei a partir de Janeiro quero estar presente nas bases, onde o trabalho de verdade acontece!!!!


Quais as principais atividades do grupo onde você participa/participou?
Bem, a gente procura estar em quase tudo...rsrsrs mesmo quando não chamam a juventude! Quermesse, visitas a asilos, orfanatos, hospitais! Os já conhecidos (acho) "Barzinhos de Jesus". Além dos encontros semanais para discussão de vários temas!


Cite um momento marcante do grupo!
Nooossa! Aqui na minha diocese a divisão é por Regiões, e sempre realizávamos o "Festival de Musica, Poesia, Teatro e Dança" que mobilizava a minha região (cerca de 15 paróquias). Era o dia do ano mais emocionante... rsrsrs  a gente mostrava através das manifestações artísticas as angustias e alegrias da juventude de uma região muito violenta e pobre! Era lindo!


Sabemos que a pastoral já teve importante papel na história, politicamente. E hoje, de que forma você acredita que a PJ vem contribuindo com a sociedade?
Bem, a partir do momento em que nos reunimos em pequenos grupos para debater a política, e expor nossas idéias e opiniões já é um começo, mas temos que estar presente nas discussões mais oficiais! Creio que hoje a PJ está pensando muito e fazendo pouco (quando falo PJ me incluo, PJ somos nós), porém não creio que uma ação sem ter sido pensada antes atinja um bom objetivo, mesmo porque o que tem sido pensado e discutido a nível nacional tá demorando pra chegar (e às vezes não chega) na base, mas isso é outra discussão. O que tento expressar é que não necessitamos, para tudo, reunião prévia. Enquanto se pensa muito a juventude continua morrendo, morrendo socialmente, morrendo pra família, morrendo pra tudo! Mas dentro da igreja, a PJ continua sendo exemplo de posição política e de ação social!


Historicamente a Pastoral da Juventude tem sua base fincada na Política de "esquerda”, socialista. De que forma você vê essa posição histórica da PJ?
Para falar bem sobre isso temos que relembrar que em 1985 - O Ano Internacional da Juventude - foi marcado pelo "fim" do golpe militar. Mas longe de mim querer ser um historiador...kkkkkk! Creio que os esquerdistas foram (e são, claro) muito importantes em muitas conquistas para o povo brasileiro (me senti político agora..rsrs)!  Recentemente assisti ao filme: "Tropa de Elite 2 - Os inimigos agora são outros", que é uma clara guerra ao SISTEMA. Ser de esquerda, não é ir contra o poder, e sim ir a favor do povo! Às vezes nos pegamos dizendo: “Contra isso, contra aquilo”... Mas também temos que gritar: “A Favor disso, a favor daquilo" (fui redundante?...rsrs).    Eu admiro essa visão e atitude esquerdista socialista da PJ, e este foi um dos motivos de me integrar a essa organização de luta em favor dos direitos, em favor da vida, sobretudo da Juventude!!!!!


De que forma você se posiciona politicamente?
Posiciono-me ativo... rs (cuidado com o duplo sentido), estou sempre presente nas discussões e propondo, também, novos espaços de reflexão e ação política. Defendo o socialismo, e creio num mundo mais humano, justo e fraterno!


Alem da Pastoral da juventude, dentro da Igreja católica você tem algum outro tipo engajamento?
Sou ministro da comunhão e da palavra, mas não atuo em comunidade especifica, estou a serviço, se me escalam eu vou...rsrsrs. E não sinto muita vontade de atuar em outras pastorais ou movimentos além da PJ. Quem sabe um dia...


E fora? Está envolvido em algum outro movimento?
Tenho sim, o que mais sinto orgulho e me emociono em falar sobre é a: "ONG Pró Mundo!" É um projeto que ensina língua inglesa nas periferias, temos hoje, após dez anos de trabalho, 50 professores voluntários (ao todo já passaram mais de 200) que se revezam em 5 espaços de aula em bairros diferentes nos sábados e domingos! Atendemos alunos a partir da 5ª série do ensino fundamental (onde começa a ter aulas de inglês na escola pública) e não há limite máximo de idade! É um trabalho gratificante! Fui aluno no inicio do projeto, onde não havia lugar para as aulas, aconteciam em nossas casas e aos poucos o projeto foi tomando corpo e estamos crescendo com fé em Deus! E desde 2006, ministro aulas no projeto e particulares! Desde 2008 coordeno a ONG!


De que forma gostaria de ser lembrado pela posteridade?
Apenas como mais um lutador, sonhador, utópico e realizador de uma sociedade nova! O Johnny, o mundiça... rsrsrs


Que mensagem gostaria de deixar para as pejoteiras e pejoteiros que estão lendo tua entrevista agora?

Povo de Godah, sou eu Ermanoteu...ops, é outro texto...rsrsrsrs

Para esses desocupados (kkkkkkk) que estão se entretendo com as minhas humildes e sinceras palavras, digo: Respeitem a diversidade, respeitem seus pais e mães, preserve o planeta que deixará para seus filhos, sobrinhos e etc. Bebam muita água (usem filtro solar... heheheh), saiam para se divertir! Dêem muitas gargalhadas! Lutem pelos direitos, seus e dos outros, mas lembre-se dos deveres também.
 Tenham o pensamento de Gandhi como um norte orientador: "Satyagraba" mas pela "Ahimsa" (não sabem? vão pesquisar Pô...rsrs). Seria "desobediencia civil" (do siistema) pelo "Amor / Não-violência" ou, civilização do amor!
Acho que sou um pouco de tudo isso minha gente! Me add e vamos nos conhecer melhor!
Obrigado pela oportunidade!


Muito axé!!
 









Um comentário:

  1. Eiiiii Nativosss!!!!1
    Ahh meninooo safadooooo que saudade .... como tu tem o dom de fazer a gente chorar viu ( tu sabe como eu sou manteiga derretida). Menino forte (saradoo rsss) não tem tempo ruim. Simplismente Especial !!!!!! Johnny obrigado por tua luz.
    Bjusssssss

    ResponderExcluir