domingo, 20 de fevereiro de 2011

Fabricio Elias de Oliveira Alves

Cidade: Cariacica
Estado: ES
Idade:  33 anos

Meios de contato virtuais::
E-mail: fabricio_elias@msn.com / shimmoo@gmail.com
MSN: fabricio_elias@msn.com
Orkut: Fabricio Elias (com o email do msn)
Facebook: Fabricio Elias Alves
Blog: olharinterno.blogspot.com (não é sobre PJ)
Twitter: @shimmoo

Estado Civil?  Namorando (pode?)

Quais suas principais características?
Meu físico não é surpreendente, sou bem normal, alto. Já me disseram que parecia aqueles motoqueiros de filme, óculos ray-ban, barbudo e cabeludo.
Sou muito tranqüilo, muita paciência com a maioria das coisas, raramente me verá nervoso. Só não consigo ficar calmo é com injustiças. Sou questionador por natureza, então qualquer fala sua poderá e será usada quando necessário para mostrar meu ponto de vista. Rsrs. Dizem que sou bom ouvinte, pois todo mundo acaba vindo contar tudo para mim (parece que sou confiável também pelo que me dizem).


Quais as origens da sua família?
Minha família veio de Aimorés-MG e Santa Teresa-ES para Vitória. Minha avó materna descende de italianos e portugueses. Meu avô materno de uma mistura de pardo, mulato e índio. Meus tios têm olhos azuis, até alguns tios, só minha mãe que saiu a regra, senão eu seria um moreno de olho azul, hehe. Meu pai é desconhecido, só sei que herdei poucos traços dele que certamente era do nordeste...

Filhos: Filhos, não... Nenhum, quanto tiver, serão adotados se possível.

Estudante? Não estudo atualmente, provavelmente ano que vem volto a fazer sistemas de informação, problemas com verba, entende né.

Qual o Curso?
Sem formação universitária, só curso técnico. Eletrotécnico e técnico em Segurança do trabalho pela escola técnica Federal do ES

De que forma você relaciona sua opção "profissional" com sua caminhada Pastoral?Em sua opinião, há algum ponto em comum entre elas?
Hoje não trabalho com a formação que tive, mas a PJ influenciou muito, hoje atuo como professor de informática para cursos avançados. Já dei aula em rede publica e particular por aqui. Sem o que aprendi na PJ, ainda seria o garoto tímido que mal saía de casa e não tinha nem coragem para nada, nem mesmo a segurança em defender seu ponto de vista ou ideais.

Com quais atividades você ocupa seu tempo?
Durante quase toda a semana, só trabalho. Alguns momentos de diversão com jogos entre os amigos (normalmente sempre estão online também). Fim de semana, quando não há eventos de igreja, tento me divertir ou descansar, o que for mais necessário. Não sempre, eu tento cuidar da saúde, fazendo algum exercício, mas trabalhando em horários variados fica difícil.

Algum dom artístico?
Já toquei em banda de Rock. Piadas: mais entre os amigos, trocadilhos: sempre, poesia: às vezes, interpretação: todo dia, porque tem que ser diferente para dar aulas, senão a coisa fica muito chata e monótona.

O que gostaria que todos soubessem sobre sua Historia?
Essa é difícil, rsrs. Não tem nada de muito especial para chamar tanto a atenção. Conheci a PJ em 1992 e desde então sempre quis fazer minha parte. Tive vários altos e baixos na vida, e sempre foram os amigos que fiz por intermédio da PJ que estavam do meu lado o tempo todo. Eu sempre tive todos os "motivos" (se é que se pode dizer isso) para ser uma pessoa má, um bandido, revoltado ou traficante. Mas ter conhecido a PJ me fez nunca ir para algum desses lados... Pelo contrario, fiz e faço vários amigos e amigas sempre, e isso me motiva a sempre fazer o possível para sempre a PJ continuar sendo divisor de águas nas vidas das pessoas, para melhor, é claro né, rsrs.

Onde, com quem, como você conheceu a Pastoral da Juventude?
Em 92. Aqui na minha comunidade mesmo. Eu era um dos que iam apenas para fazer vontade da família, primeira comunhão etc... Não gostava de ir em missa. Me chamaram para o grupo de jovens da comunidade, mas ainda não era nem sabido o que era PJ nele. Em coisa de 1 ou 2 anos estava reunindo com outras pessoas que acabei conhecendo e nisso fui sendo apresentado aos poucos. Houve um evento nacional aqui na capital e daí em diante varias pessoas ficaram cativadas. Fora que  o convite foi aquele mais esperto do mundo pela "sensualidade", garota bonita, falando macio, chamando você do meio do povo todo. Rsrs. Eu, garoto bobo, sonso, tímido na época... já sabe o resto da historia né... não deu em nada do que eu pensava e acabei ficando no grupo direto, rsrs.


E hoje? Participa de algum grupo de base? Qual?
Hoje não participo mais de grupo de base. Às vezes chego a visitar um ou outro. Mas não sempre. Com barba, cabelo grande, às vezes assusta e tira até as falas do povo, rsrs. Hoje participo do grupo de assessores arquidiocesanos da PJ de Vitória-ES, sou leigo, a atuação é sob demanda, onde precisam, lá vamos nós. E acompanhamos dentro do possível as coordenações e áreas. Eu tento visitar os grupos de base quando consigo, porém é complicado, quando você que o povo se cala para ouvir o que você tem a falar e não chega a debater os temas da reunião

Quais as principais atividades do grupo onde você participa/participou?
Esse grupo era muito ativo, sempre fazíamos campanhas para arrecadação de alimentos, quadrilha e festa junina, entre outras atividades dentro da comunidade, como equipe litúrgica, etc. era um grupo sempre muito unido e bem ativo.

Conte um momento marcante do grupo!
Visita a um asilo de idosos.

Sabemos que a pastoral já teve importante papel na história, politicamente. E hoje, de que forma você acredita que a PJ vem contribuindo com a sociedade?
De varias formas, a campanha contra o extermínio de jovens é uma iniciativa maravilhosa. As missões juvenis, e a formação de pessoas com atitudes conscientes e concretas a favor da igualdade e direitos humanos. De varias formas, a campanha contra o extermínio de jovens é uma  iniciativa maravilhosa. As missões juvenis, e a formação de pessoas com atitudes conscientes e concretas a favor da igualdade e direitos humanos, tem tanta coisa que nem sei citar tudo, mas só em poder mudar a vida e o modo de agir, de uma pessoa que seja, a cada grupo ou geração de um grupo é uma contribuição tremenda para essa sociedade que acaba valorizando mais o TER do que o SER. Desse capitalismo desenfreado que faz com que muitos pereçam apenas por não ter a mesma cor, mesma escola ou por morar em uma região diferente.

Alem da Pastoral da juventude, dentro da Igreja católica você tem algum outro tipo engajamento?

No momento não. Sempre que possivel colaboro com quem precisar, porém não vi onde eu pudesse ser mais útil ou necessário do que na PJ até agora.
Já fui ministro extraordinario da Eucaristia, dos 16 aos 22 anos e depois disso fiquei somente com a PJ mesmo.

E fora? Está envolvido em algum outro movimento?
Não, já fui a retiros da RCC convidado por amigos, porem só.
                                                                    
De que forma gostaria de ser lembrada/o pela posteridade?
Essa eu nunca cheguei nem a pensar... Não acho que eu necessite disso. Acho que se um dia alguém lembrar que  foi feito um bom trabalho já me dou por satisfeito.

Que mensagem gostaria de deixar para as pejoteiras e pejoteiros que estão lendo tua entrevista agora?
Ihh, alguém vai ler?!!! hehe

Se todos puderem dar o seu melhor todos os dias, seja onde estiverem com quem estiverem e mesmo quando estiverem a sós.

Se puderem dedicar a Deus sua vida, seja religiosa, profissional, nos momentos felizes e tristes conseguirem agradecer ao Pai por tudo, já seria um céu na Terra.

Que todos possam continuar com os bons trabalhos e nunca se deixarem abater pelas adversidades da caminhada. Sabemos que existe quem está a favor da PJ e também quem não está, mas nunca se deixam abater por uma ou outra pessoa que não concorda. Pois o Cristo Ressuscitado espera que em nossas ações possam incitar sempre novos homens e novas mulheres a serviço do Reino, não somente dentro das nossas igrejas, mas nas suas vidas, nos seus trabalhos, no seu dia a dia.

Que Deus abençoe a todos!

Um comentário: