domingo, 13 de março de 2011

Ana Paula Reis



Cidade: Colatina, a princesa do noroeste capixaba!               
 Estado: ES, terra de gente linda, da moqueca e do chocolate rsrsrs
 Idade: 27

Meios de contato virtuais:
E-mail: p-reys@hotmail.com , areis@marista.edu.br
MSN: p-reys@hotmail.com
Orkut: p-reys@hotmail.com ( Ana Paula e Elivelton)
Facebook: idem ou Ana Paula dos Reis

 Estado Civil?  
Solteira, porém namorando kkkkk

Quais suas principais características?
Bem sou fofa, baixinha, dentuça rsrsrs tipo a Mônica, a diferença que uso aparelho. Tenho 1,61 de altura, negra, nuss como adoro afirmar isso, amo essa cor! Sou um tanto stressadinha, mas sincera, isso incomoda às vezes, porque falo o que sinto e penso, sem ofender, mas falo o que meu coração sente e não o que esperam ouvir.  Tipo dizer algo para agradar, mas falo com sinceridade. Mas mesmo assim sou 100% alegria, sempre sorrindo, muitos me chamam de Garota Sorriso.

Quais as origens da sua família?
Então.. sei pouco da origem de minha família, porque são pessoas muito simples e nunca se preocuparam em saber, a fim de transmitir as gerações futuras, apenas que meus tataravôs maternos eram uma mistura de português e indígena. Minha bisavó materna contava que seu pai, um português bom de laço, tomou minha tataravó em seu cavalo na mata, laçou-a e tomou-a para si. Da minha família paterna então nada sei praticamente, meu avô faleceu quando meu pai tinha 09 anos e ele desconhece suas origens. Minha mãe é negra, meu pai é pardo, e resulto dessa mistura maravilhosa, que sempre residiu em zonas rurais, trabalhando como meeiros em lavouras de café. Atualmente resido na cidade, desde meus 18 anos, meus pais continuam no interior.

Estudante? Qual o Curso?
Não. Mas sonho em fazer Direito, ser juíza ou promotora

De que forma você relaciona sua opção "profissional" com sua caminhada Pastoral?Em sua opinião, há algum ponto em comum entre elas?
Nuss caraca, diria que tem tudo a ver!! Devo tudo que sou hoje a minha caminhada pastoral, sou uma pessoa melhor e consciente graças a PJ. Atualmente trabalho no setor pastoral do Colégio Marista, onde evangelizamos jovens seguindo o carisma de Champagnat, mas espelhando a caminhada de PJ, nas mesmas perspectivas de formação, buscando a orientação da pastoral para educar nossos jovens na fé dentro da teologia da libertação. Conheci a PJ participando de encontros de formação oferecidos pela saudosa Casa da Juventude, mais tarde CMJ, Centro Marista de Juventude, até me tornar assessora, e posteriormente secretária do CMJ, que veio a fechar no fim de 2010. E usufruindo dessa experiência, o trabalho pastoral trago tudo que aprendi para nossas atividades com a juventude hoje, e também diretamente ao meu trabalho de acompanhamento dos grupos de PJM, Pastoral Juvenil Marista.


Com quais atividades você ocupa seu tempo?
Trabalhando minhas 44hs semanais, rsrsrs, namorando, com bate papo nas redes sociais, visitando minha família nos fins de semana, viajando sempre que possível, indo à igreja e assessorando encontros de juventudes.

Algum dom artístico?
Modéstia danço muito bem o forró da minha região ( pois cada uma tem seu estilo próprio), Karaokê em família, adorooo, Canto no grupo da Comunidade.

O que gostaria que todos soubessem sobre sua Historia?
Que me orgulho muito de ter saído ainda bem cedo da casa dos meus pais para encarar a vida e suas dificuldades e não foram poucas. Que sofri a cada tentativa de ser feliz, que amei e não fui amada, mas superei e nas fraquezas encontrei forças para vencer. Que fui faxineira, baba, empregada doméstica para me sustentar e conquistar independência e faria tudo novamente se possível! Ah que sou uma flamenguista que ama meu time e sonha em ir no maracanã ver o clássico Mengo 4X0 Vasco!!! kkkkkkkkkkk

Onde, com quem, como você conheceu a Pastoral da Juventude?
Um certo dia, um amigo do grupo de jovens da comunidade me convidou a participar de um encontro de formação na Casa da Juventude na época, (CMJ). Daí, me interessei pela proposta da PJ, identifiquei-me, por ver que não apenas ficava trancada num local para rezar, mas trabalhar minha fé, de um modo dinâmico, participativo e discursivo, mostrando a nós jovens que somos os protagonistas de nossa história e como conquistar nosso espaço na igreja e sociedade.

E hoje? Participa de algum grupo de base?
Devido ao trabalho pastoral atual, assessorias aos grupos e PJM, não participo de um grupo específico, apenas dando suporte acompanhando as juventudes locais.

Quais as principais atividades do grupo onde você participou?
Quando era integrante de grupo de base, participávamos de grupos de canto e liturgia, comissão de festas, no conselho na comunidade. E hoje analisando os grupos visitados percebo o engajamento dos jovens de um modo geral na igreja (pastorais e movimentos) e na sociedade (associação de moradores e ONGs) acompanham também a administração política em suas cidade.

Conte-nos um momento marcante do grupo!
Ixi!! Tem mais de um, lembro-me de nossa primeira camisa personalizada, Grupo JUPS (Jovens Unidos pelo Senhor) e também a realização de Festas Juninas para contribuir no orçamento da comunidade com os inesquecíveis “Arraias Temáticos”. Também a participação num DNJ diocesano, onde diante de tantas dificuldades, sem estrutura, lotamos um ônibus e fomos para outra cidade, Linhares-ES participar, isso tudo marcou muito nossa caminhada.

Sabemos que a pastoral já teve importante papel na história, politicamente. E hoje, de que forma você acredita que a PJ vem contribuindo com a sociedade?
Quando impulsiona a nós jovens a sermos os protagonistas de nossa história. A valorizar o espaço que temos na comunidade e posteriormente na sociedade, manifestando-nos diante das injustiças e posicionando contra tudo que fere a vida, que é contrário ao projeto de Deus. Quando também promove Campanhas nacionais que mobilizam temas atuais como a Violência Contra o Jovem, a coragem e força de lutar por seus direitos, exigindo e cobrando das autoridades políticas Públicas para a Juventude. Outra forma é quando a juventude se expressa mostrando seu ponto de vista político, sobretudo período eleitoral, a conscientização dos ideais defendidos pelos candidatos que valorizam a juventude.

Alem da Pastoral da juventude, dentro da Igreja católica você tem algum outro tipo engajamento?
Ainda não, mas se tiver oportunidade e gostar da proposta que algum grupo ofereça quem sabe.

E fora? Está envolvido em algum outro movimento?
 Também não, mas é importante estar por dentro das discussões e decisões que a sociedade, a política e outros nos oferecem , podendo também cobrar mais de pertinho dos responsáveis, o que nos é garantido por lei e muitas vezes não prevalece.

De que forma gostaria de ser lembrada pela posteridade?
Como uma pessoa batalhadora, honesta e disposta ajudar sempre. Além de uma amiga fiel, sempre pronta a ouvir e partilhar as situações da vida e uma filha obediente que sempre honrou seus pais e valorizou muito sua família e cada pessoa que fez parte de minha vida, sobretudo aquelas que me fizeram o bem e me amaram de verdade. Uma pessoa eternamente grata a cada um que dedicou um minuto de sua atenção para ouvir-me, ou atender alguma necessidade, e uma jovem feliz por ter vivido tantos bons momentos que me fizeram crescer, amadurecer e superar os maiores desafios, com amor, paciência, perseverança e muita fé em Deus.

Que mensagem gostaria de deixar para as pejoteiras e pejoteiros que estão lendo tua entrevista agora?
 Queridos(as) companheiros (as),  valorizem cada momento que vivenciaram junto a seu grupo, pois faz parte da caminhada e todo minuto é valioso quando se contempla uma história.

Não desanimem se a cada encontro, houver uma desistência, pois virão outros novos integrantes dando a oportunidade desse grupo estar sempre renovado e com força e vigor que sustente cada encontro.

Muitas dificuldades aparecerão, e muitos dirão que é melhor desistir, mesmo assim insista assim como o agricultor cultivou a figueira desacreditada, fraca, que ele cuidou com todo amor, acreditou e a mesma correspondeu produzindo muitos frutos que geraram novas sementes.

Lembre-se também que se o grupo fraquejar, um dia parar de se encontrar, reflita ainda sobre o seguinte, semente precisa morrer a fim de dar origem a vida! Desejo sorte e vigor na caminhada dos grupos existentes que continuem dando exemplo de vida, fé, união e amizade para tantos outros que estão nascendo e precisam dessa energia.

E finalizando... Sonho que se sonha só, não passa apenas de um mero desejo... Aquilo que se partilha e vive junto, torna-se realidade!!!

Hei Juventude rosto do mundo teu dinamismo logo encanta quem te vê, a liberdade aposta tudo, não perde nada na certeza de vencer!

Um beijo capixaba a todos!! Nós vemos no chat!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário