segunda-feira, 11 de abril de 2011

Fran Valadão


Cidade: Presidente Prudente
 Estado: São Paulo
 Idade: 22 lindos e muito bem vividos anos
 Meios de contato virtuais:
E-mail: fran.valadao@yahoo.com.br
MSN: fran.valadao@hotmail.com
Orkut: fran.valadao@hotmail.com
Facebook: Franciele Valadão
Blog: www.francielevaladao.blogspot.com (ta dês-atualizado)
Twitter: @franvaladao
 Estado Civil?  Solteira
 Quais suas principais características?
Como é dificil observar nossas características. Complicado levantar nossas próprias características, acredito que sou: uma mistura de menina e mulher, um pouco tímida, me adapto muito bem aos meios, comunicativa e extrovertida.
Obs: Essas são características que você detecta logo de cara(tudo depende das circunstancias em que nos conheceremos), se vc se dispor a conhecer,vai descobrir  a Fran cabeça dura,teimosa,comprometida...etc.


Quais as origens da sua família?
Ta ai, chegou uma fase da minha vida que eu quis descobrir... Conhecia muito pouco da minha família (todo mundo um dia já se pergunto da onde veio). Então fui buscar, entrevistei familiares, amigos e muita gente e descobri: A família da minha mãe é toda da Espanha e do meu pai parte da Italia ,Espanha e Portugal. De mamis, foram direto parar e Santa Cruz do Rio Pardo e do papis pararam no RJ de lá se dividiram pelo Brasil e essa parte a qual me ligo diretamente se encontro com a da mamãe na minha amada terrinha Santa Cruz do rio Pardo.
 Curiosidade: A família Valadão é uma só, diferente dos “silvas” por isso qualquer Valadão ou Valladão  que você encontrar é meu parente.Se tiver algum Valadão pejoteiro por ai se manifeste conheci um a muito tempo atrás.


até a Ana Paula e o André são seus parentes?
 (Pergunta da platéia... rsrs, pergunta do Rafa)
Sim! é o que todo mundo pergunta...distantes,mas a familia é uma só!
(OBS.: Ana Paula e André a que o Rafa se referiu, são os cantores do Ministério de Louvor Diante d Trono. O Diante do Trono é um grupo de música gospel surgido em Belo Horizonte, na Igreja Batista da Lagoinha.


Estudante? Qual o Curso?
Com muito orgulho posso afirma SIM! Faço Geografia Licenciatura/Bacharelado na UNESP (Universidade Estadual Paulista) aqui em Prudente mesmo.

 De que forma você relaciona sua opção "profissional" com sua caminhada Pastoral?Em sua opinião, há algum ponto em comum entre elas?
Profissionalmente trabalho com vendas, e na verdade faço isso por sobrevivência.Por ela conheço muita gente, e a diversidade de onde vivemos. Mas nenhuma relação direta. Já na minha futura profissão GEOGRAFA, talvez seja cedo pra afirmar a área dentro da geografia que queira atuar, mas antes de tudo temos que desmistificar essa idéia de geografia que temos da escola, não é MAPA, não é só relevos é toda relação Homem-meio por isso as questões sociais é tão forte pra nós desta área. Estou começando a descobrir, mas entrei com idéia de me inserir na educação, o que tem tudo a vê com minha caminhada pastoral, foi por ela que conseguir enxergar que pra mudar esta realidade, devemos trabalhar com a base, ou seja, a Educação e não melhor maneira do que me inserindo nela. E tudo isso me deixa ligado a juventude e as formas de atuação da PJ.

 Com quais atividades você ocupa seu tempo?
Estudo,Estudo,Estudo...Trabalho, Estudo,Estudo,Estudo uma boa leitura,gosto de escrever um pouco também e os demais momentos as atividades pastorais e os inesquecíveis momentos com os amores da minha vida (Família e Amigos)

Algum dom artístico?
Tentando aprender violão um dia por loucura aprendi piano (mas não pratico mais). Adoro teatro,acabo de entrar em uma Cia da Universidade.Escrevo algumas poucas poesias.

O que gostaria que todos soubessem sobre sua Historia?
Eu adoro contar que eu fui a única pessoa que conheço que foi batizada duas vezes,na mesma “religião” ... por uma irmã ainda no hospital e depois por um padre... (curiosidades sobre Fran)

Onde, com quem, como você conheceu a Pastoral da Juventude?
Talvez não seja o caso de muitos, mas tenho o berço na PJ. Conheci pela minha mãe que quando comecei a entender já era assessora de um grupo de base na minha antiga cidade, Santa Cruz do Rio Pardo. A partir dela conheci e depois fiz minha opção pessoal pela causa. 

E hoje? Participa de algum grupo de base? Qual?
Depois de alguma caminhada na Diocese de Ourinhos, onde pertencia me mudei para Prudente.Mas não abandonei a caminhada, procurei me inserir aqui... e não é que consegui, esse nosso jeito acolhedor de ser. E hoje estou: Tentando!
Não é um termo muito usual para esta pergunta, mas pela crise que se vivencia os movimentos sociais, as pastorais sociais e tudo que envolve comprometimento. Vivemos um processo de reestruturação aqui na Diocese e isto inclui nuclear novos grupos. A pouco mais de um mês iniciamos um grupo na Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo socorro,ainda sem identidade. Pois como sabemos é através do processo que a adquirimos. Mas sem duvida um grupo pé no chão.

 Quais as principais atividades do grupo onde você participou?
Como disse este grupo começa a caminhar, mas já começa a ter algumas atividades talvez não permanentes mas são elas: Missa da Juventude, momento de celebrar  com a comunidade. Atividade da CF 2011, proposta de um caminhar pelos bairros pertencentes a paróquia para fazermos um retrato das condições ambientais da redondeza. E depois procurar um espaço na celebração para levar este retrato a toda comunidade.E na sexta feira Santa o grupo encenara a via sacra. 
E do grupo que participei tinha muitas atividades e uma atividade que continuou ate hoje  é a PAIXÃO de CRISTO. Que foi uma iniciativa de evangelização através da arte da Pastoral da Juventude. E atinge toda a cidade de Sta cruz.

Conte um momento marcante do grupo!
O nascer de um grupo é muito lindo. Para mim especialmente que já vivi em outro lugar a vida pastoral, a caminhada com grupos de base me sinto realizada em fazer parte desse processo de nucleação e deste novo grupo que sem duvida florescera no jardim Monte Alto. O que mais me marcou ate agora foi uma fala e o sorriso de um jovem que é uma das lideranças deste grupo, o Willian.” Esses dias vocês estavam discutindo se eu poderia ou não  participar do retiro de carnaval por causa da idade“ e ele deixou no ar um gostinho de “agora estamos caminhando juntos” .

Sabemos que a pastoral já teve importante papel na história, politicamente. E hoje, de que forma você acredita que a PJ vem contribuindo com a sociedade?
Os movimentos sociais estão em crise, e a PJ tem sem duvida um papel de romper esta crise. É um papel fundamental formar o jovem para ser comprometido, desperta-lo para o senso critico. Para os valores humanos e para seu protagonismo. Daí já não preciso dizer mais nada quando o sujeito se vê dentro dessas dimensões cumpre seu real papel dentro de uma sociedade.

Alem da Pastoral da juventude, dentro da Igreja católica você tem algum outro tipo engajamento?
Sou Coordenadora do CDL aqui na Diocese. Apesar de ser uma iniciativa da PJ vemos como atividade extra, pois trabalhamos com todas as lideranças, juvenis ou não. Dentro ou fora da igreja.

E fora? Está envolvido em algum outro movimento?
Pela PJ ou de alguma forma a Igreja sou membra do Conselho Municipal de Cultura, estamos tentando articular o de Juventude. Ingressei a pouco na universidade, mas começo a caminhar no Movimento Estudantil e através de uma pesquisa que estou inserida participo do Grupo gestor Municipal de Saúde e Prevenção na Escola. 

De que forma gostaria de ser lembrada pela posteridade?
É essa pergunta é complicada por só conseguir sonhar o futuro. Mas gostaria de ser lembrada pela menina alegre e moleca. Jovem que sempre defendeu/defenderá a causa da juventude,a vida da juventude. De uma sonhadora e profeta do amor. De alguém que acreditou na Educação como ferramenta de mudar a realidade e conseguiu .Se não de toda mas de alguma parte deste todo.A mulher que via o cristo nos outros e que a cada dia reafirmou seu compromisso e coerentemente dedicou a vida a construção da civilização do amor.

Que mensagem gostaria de deixar para as pejoteiras e pejoteiros que estão lendo tua entrevista agora?
Amores e amoras,Força  e Perseverança. Os tempos não são bons, as marés estão altas, mas alguns de nós já aprenderam a nadar e não deixaram que os outros se afogassem. Que possamos de sul a norte nos reconhecer como companheiros para fortalecer a nossa luta. Vamos levar nosso grito adiante, com o compromisso e a humildade de sempre. Vamos fazer brotar no peito de outros esta alegria, satisfação e coragem. Em ser um profeta do amor através da Pastoral da Juventude. Sejamos nós os culpados de contagiar meninos e meninos para viverem esta experiência  de Fé e compromisso. E viva o protagonismo! Hahaha

 “Tu me deste desta água que tu tens,é água viva meu senhor...”

Chateiros e Chateiras  vamos levar essa água a todas e todos !

 “PJ :DESTE CHÃO BROTARÃO RIOS DE AGUA VIVA!”

Sigamos junt@s numa só força, num só pensamento e num só coração.

"Não acomodar com o que incomoda"
FRANCIELE VALADÃO

4 comentários:

  1. amores e amoras! Bonita entrevista!
    bjus e abraços

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Uia... Já sei tudo sobre vc hein.... rsrs...

    Gostei do espaçooo hein...

    ResponderExcluir
  4. pela 10ª vez lendo a entrevista do meu amor...vc é muito especial e mostra isso em suas palavras...

    vamos nos comprometer de levar essa água!...

    BejuH...Parabens pela entrevista!

    ResponderExcluir