domingo, 17 de abril de 2011

Rafael Rosa dos Santos Silva

Cidade:Juiz de Fora
 Estado:Minas Gerais
 Idade:24


 Meios de contato virtuais
Orkut:Rafael Rosa
Facebook:Rafael Rosa
Blog:www.rafapinque.blogspot.com (in memorian)
Twitter:@rafaelr_arq ou @mercedesojeriza (Fake do seriado Glee)

Estado Civil?  
Solteirooooooooooo!

Quais suas principais características?
Ex-gordinho, hoje magro, mulato, cabelo crespo. Em geral sou uma pessoa tranquila e fácil de lidar, mas muitos me rotulam de metido e acabam não se aproximando de mim, e vendo que eu posso ser um grande e fiel amigo. Guardo segredos, e adoro dar conselhos, acho que é um dom... rs! Meu temperamento engana todo mundo, a maioria acha que eu sou sanguíneo, mas no fundo, no fundo mesmo eu sou melancólico. (Alguma dúvida? procure sobre temperamentos no google e faça o teste! ^^)

Quais as origens da sua família?
A família da minha mãe é do interior de Minas Gerais mesmo, ela nasceu em uma cidade bem pequena vizinha aqui que chama Santa Bárbara do Monte Verde, já a família do meu pai tem origem urbana mesmo, daqui de Juiz de Fora - MG. A minha avó materna era descendente de portugueses, e meu avô paterno era neto direto de africanos.

Filhos? 
Um dia quando Deus abençoar!

Estudante? Qual o Curso?
No momento não, farei pós em breve. Sou arquiteto urbanista.

De que forma você relaciona sua opção "profissional" com sua caminhada Pastoral?Em sua opinião, há algum ponto em comum entre elas?
Nossa, as ligações são imensas, e se eu for responder tudo acho que o povo vai ter preguiça de ler, mas vou tentar ser sucinto. Ao contrário do que muita gente pensa o arquiteto NÃO é o cara que só enfeita o pavão, mas sim aquele que projeta os espaços construidos que serão utilizados pelo homem, e portanto deve ter em vista o bem estar e o conforto dele, de acordo com o uso do espaço. Ou seja, tudo já começa nisso, no cuidado com a pessoa que vai morar, trabalhar, descansar, rezar, etc... no espaço que estou projetando. Outra questão muito forte está também na conquista de direitos, afinal morar em uma habitação de qualidade, que não esteja localizada no fim do mundo é um direito de todos, assim como acesso a uma escola que seja de fato um ambiente minimamente descente para a aprendizagem, ou um hospital, onde você consiga se sentir "menos doente" (quem quiser conheça os hospitais da rede SARA, trabalho da equipe liderada pelo arquiteto Lelé). E tem ainda mais um ponto muito crucial que estou descobrindo: o prazer de produzir Igrejas. Descobri que é um verdadeiro prazer pra mim trabalhar na produção de espaços religiosos, prazer esse que se iniciou no momento em que comecei a ambientar o salão para os encontros do grupo, como é mais gostoso rezar num espaço bem ambientado. E percebi que no encontro desse mistério que é Deus através dos símbolos, vamos significando a caminhada e os símbolos, e reencontrando o mistério que nos leva a crer e a amar a humanidade. Afinal "A alma que anda no amor, não cansa nem se cansa" (São João da Cruz)

Com quais atividades você ocupa seu tempo?
No momento eu trabalho como arquiteto junior em um escritório, e também sou catequista de crisma. Tenho alguns planos para ainda esse ano, como aprender a pintar e entrar numa aula de canto.

Algum dom artístico?
Eu ator, diretor, cantor e engano no violão. São meus dons artísticos. Mas dirigir uma peça de teatro e cantar é o que mais gosto: Pois cantando encontro o melhor de mim, e dirigindo teatro ajudo o outro a encontrar o seu melhor.

O que gostaria que todos soubessem sobre sua Historia?
Na verdade ainda vivo em processo. Mas gostaria que todos soubessem que sou uma pessoa complicada, com uma história de vida complicada, tive baixa auto-estima, coleciono muitos erros, pecados e etc... Mas mesmo assim o amor de Deus e a descoberta da comunidade, dos amigos, e o sonho de uma sociedade mais justa e fraterna, me  transformaram em quem sou hoje. Um Homem cheio de sonhos e de metas. Que estou crescendo em busca do meu melhor, e que aprendi a acreditar muito nas pessoas e no poder da união, ou seja, todo mundo tem jeito!

Onde, com quem, como você conheceu a Pastoral da Juventude?
Conheci nos livros, ainda em Juiz de Fora estando na Juventude Missionária, na época a JM não tinha materiais próprios e começamos a usar material da PJ. Depois quando fui para Hortolândia (região metropolitana de Campinas-SP onde morei por 5 anos) pude ter contato direto com a PJ.

E hoje? Participa de algum grupo de base?
Não =/

Quais as principais atividades do grupo onde você participou?
Fui coordenador do grupo de jovens, ajudei muito nos cursos de  formação paroquiais e bailes da PJ. Conheci algo da estrutura também, mas quando percebi que estavam querendo me colocar na estrutura eu me afastei, pois acredito muito em estar no frescor da Base sempre, e não via muita possibilidade de eu poder contribuir na estrutura.

Conte um momento marcante do grupo!
O DNJ de 2006, foi o grupo todo animadíssimo, e o pessoal voltou cheio de coragem e vontade de fazer, foi lindo! ^^

Sabemos que a pastoral já teve importante papel na história, politicamente. E hoje, de que forma você acredita que a PJ vem contribuindo com a sociedade?
Hoje eu acredito que a PJ contribui na formação de consciência crítica dos jovens em relação as estruturas injustas de nossa sociedade. E pra mim "Consciência é maior arma, mata pra qualquer lugar" (Céu). Nada se compara a influencia poderosa de jovens que são conscientes do mal que há na sociedade, e lutam para que a sociedade seja mais justa e fraterna, e que também tem consciência daquilo em que crêem e da Igreja em que estão inseridos. "Que bonita religião de quem crê, mas quer saber" (Padre Zezinho)

Alem da Pastoral da juventude, dentro da Igreja católica você tem algum outro tipo engajamento?
Atualmente estou na música e também sou catequista de crisma ^^

E fora? Está envolvido em algum outro movimento?
No momento não, já pensei em me filiar a algum partido político, ou me engajar em alguma entidade que represente a minha classe profissional, mas ainda na vontade.
De que forma gostaria de ser lembrado pela posteridade?
Como alguém que AMOU e foi sinal da Misericórdia de Deus. Enfim, alguém que soube acolher e ensinar.

Que mensagem gostaria de deixar para as pejoteiras e pejoteiros que estão lendo tua entrevista agora?
Creiam sempre, não se deixem levar pelo ativismo. Lembre-se que Jesus sempre subia a montanha para rezar, e só então descia para atuar no meio do povo. Façam pouco, mas façam bem feito. Precisamos estar focados em realizar o fim para o qual fomos criados que é Louvar, Reverenciar e Servir a Deus. E não podemos abandonar nenhuma ponta desse tripé. E um segundo pedido é: não se deixem levar pelo vanguardismo. Lembrem-se que um dia vocês também iam e voltavam do grupo sem saber o que estavam fazendo ali, e mesmo assim Deus os trouxe até aqui. ^^

Um comentário: